Universidades do Rio homenageiam Lula

Vai ter gente subindo pelas paredes.

do Portal Vermelho

No Rio, Lula recebe 5 diplomas de Doutor Honoris Causa

Nesta sexta-feira (4), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, de uma só vez, cinco diplomas de Doutor Honoris Causa, concedidos pelas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. O “eterno presidente”, como foi apresentado pela mestre de cerimônia, a atriz Camila Pitanga, acumula 12 títulos semelhantes, concedidos em reconhecimento à sua trajetória política e desenvolvimento do ensino superior em seus oito anos de gestão no Palácio do Planalto.

Com a toga que caracteriza a cerimônia, Lula recebeu o título concedido pela UFRJ,
Uerj, UniRio, UFF e UFRRJ/ Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O evento, realizado no teatro João Caetano, no centro do Rio de Janeiro, contou com a presença da presidente Dilma Rousseff; do governador do Rio, Sérgio Cabral; do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad; dos ministros da Educação Aloísio Mercadante, do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, de Minas e Energia, Edison Lobão e da Pesca, Marcelo Crivella.

O título concedido ao ex-presidente da República é uma homenagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), da Universidade Federal Fluminense (UFF), e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A importância de Lula

Em seus discursos, os reitores ressaltaram que Lula foi o presidente que mais fez pela educação do país em todos os níveis. Emocionado, o reitor da Uerj, Ricardo Vieralves, ressaltou a importância do ex-presidente em sua própria trajetória de vida e ressaltou e das cotas raciais na democratização da educação no país.

Por sua vez, o reitor da UFRRJ, Ricardo Mota Miranda, parodiando o nome do programa do governo federal, disse que “o Brasil finalmente prioriza a ‘Educação sem Fronteiras’, sem limites. É isso que o Brasil precisa, e foi isso que o senhor implementou, disse”. Ele acrescentou ainda que “antes, falávamos em universidades sucateadas, hoje, falamos em universidades reestruturadas”.

Roberto Sales, reitor da UFF, aproveitou o momento para destacar a importância do Reuni, a questão do reajuste salarial do magistério e reivindicar 10% do PIB para a educação, momento em que foi ovacionado pela plateia.

Por fim, o reitor da UFRJ, Carlos Levy, disse que, se pudesse dar um título exclusivo, de acordo com a tragetória de vida de Lula, este seria “o campeão [corinthiano] das utopias realizadas” e destacou a visão de governo da administração Lula ao pensar os avanços na educação não mais de forma linear, a partir do ensino fundamental até o superior, mas investir e fortalecer o ensino superior, alavancando e recuperando o desenvolvimento do ensino no Brasil.

O discurso de Lula 

Com a voz rouca e algumas vezes falhando, Lula agradeceu a homenagem e ressaltou os avanços obtidos em sua gestão: “Mais do que triplicamos os investimentos em educação, de 17 bilhões em 2003 para mais de 60 bilhões em 2010”.

Em tom de brincadeira, disse que ele e seu vice, José de Alencar Gomes da Silva, foram os primeiros a chegar na presidência sem ter diploma universitário e ainda assim construíram 14 universidades federais e 116 extensões universitárias. “Dobramos o número de vagas nas universidades públicas”, ressaltou.

O ex-presidente pontuou ainda que, de acordo com o IBGE, o número de jovens com ensino superior, em 10 anos, aumentou de 6,1 para 12,8 milhões.

Ele dedicou os diplomas a “todos que contribuem para melhorar a qualidade da educação no Brasil, construindo um país mais justo e igualitário”.

Doutor Honoris Causa é uma honraria concedida por universidades a personalidades eminentes que tenham se destacado em uma determinada área de atuação e ganham o status de doutorado, mesmo que não tenham formação acadêmica.

Ao concluir o discurso, Lula foi aplaudido de pé pela plateia que entoou: “Olê, olê, olê, olá… Lula, Lula”.

Da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva, com informações do Terra

Anúncios

Sobre ziulfabiano

Filho de pai Argentino e mae Brasileira, vivendo em Madrid e acompanhando o que se passa por aqui e por ali.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s