Espanha estatiza banco. Cadê a mídia?

do Blog do Miro

Espanha estatiza banco. Cadê a mídia? 

Por Altamiro Borges
O governo espanhol anunciou ontem (9) a estatização do terceiro maior banco do país, o Bankia. O Estado será o maior acionista do grupo financeiro, com 45% do seu capital. Na prática, exercerá o controle sobre a instituição falida. A medida confirma a gravidade da crise econômica europeia, com o definhamento de várias corporações empresariais.
O primeiro ministro espanhol, Mariano Rajoy, um neoliberal convicto, decidiu “estatizar” o Bankia para evitar que o seu colapso contagiasse o restante do bichado sistema financeiro do país. Com o dinheiro dos contribuintes – os mesmos que são demitidos e têm os seus direitos sociais e trabalhistas usurpados –, o governo injetará bilhões de euros para salvar os banqueiros.
O silêncio da mídia rentista
Segundo o jornal El Pais, a estatização envolve a conversão de um empréstimo de € 4,5 bilhões em ações. O Bankia tem mais de 10 milhões de clientes e € 306 bilhões em ativos. O anúncio, porém, não acalmou o “deus-mercado”. A Bolsa local fechou o dia de ontem em forte baixa e os juros dos títulos da dívida pública do país voltaram a disparar. A Espanha caminha para a falência total!
O curioso na estatização do terceiro maior banco da Espanha é que a mídia rentista não fez qualquer alarde. Ao contrário, alguns articulistas – que mais parecem porta-vozes dos banqueiros – até elogiaram a medida do governo neoliberal. Bem diferente da postura adotada diante da decisão da presidenta Cristina Kirchner de reestatizar a empresa petrolífera YPF na Argentina.
Quando a estatização é para defender a soberania energética de um país, a mídia rentista cai de pau. Quando é para socorrer os “pobres” banqueiros, ela evita dar manchete e fazer escândalo. A mídia rentista não nega sua associação com o capital financeiro!
Anúncios

Sobre ziulfabiano

Filho de pai Argentino e mae Brasileira, vivendo em Madrid e acompanhando o que se passa por aqui e por ali.
Esse post foi publicado em Crise e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s